Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

Projetos Integrados Educação Infantil

Projeto integrado de áreas: "O PATO"

Após o período de adaptação das crianças à nova escola, à nova professora e amigos, iniciamos um novo projeto integrado de áreas, que surgiu de um questionamento: de quem é o ovo diferente que apareceu no ninho da Dona Galinha? Era um mistério a ser desvendado...

Na busca por esta resposta, entramos no quintal da Dona Galinha, pesquisamos, procuramos em livros, revistas, vídeos, etc, ampliando, assim, o “nosso mundo”...

As crianças participaram ativamente, refletindo, sugerindo idéias, buscando soluções, elaborando gráficos, levantando questões a esse respeito. Foi um projeto muito rico para todos... Observamos, dentre inúmeras outras coisas, as diferenças e semelhanças entre os animais que foram surgindo em nossa história, mas, mais do que isto, pudemos trabalhar as relações entre as crianças, valores como respeito e solidariedade e a expressão de sentimentos.

Na história trabalhada, aparecem diversos animais.

Aqui estão os patos.. e também o peru:


Projeto Integrado de áreas: “SACI-PERERÊ”
Neste mês de agosto, iniciamos um novo projeto com o tema Folclore.
Sabe quem nos apresentou este tema?
Pois é, o Chico Bento (protagonista de nosso projeto anterior) apresentou-nos um grande amigo seu, o Saci, que tem ficado pertinho de nós todos dias contando causos e coisas “do tempo da vovó...”. Do tempo da vovó não!!! Do tempo do papai e da mamãe...
O Saci vai cada dia para a casa de uma criança, e faz suas famosas estripulias... No dia seguinte, traz para a escola algo da família visitada, lembranças de infância, recordações de momentos bem vividos... As crianças se encantam e se divertem com as histórias de seus pais.
Já apareceram coisas divertidas, maravilhosas e deliciosas: brigadeiro, bilboquê, passa-anel, balança-caixão, bolinho de chuva, bolo de fubá, cantigas de roda, bolo de chocolate, pião, e muito mais...
Este envolvente projeto contou com as valiosas contribuições dos pais: quitutes, brinquedos, cantigas e brincadeiras... tudo isso passado de pai para filho...
Segue abaixo relatos de algumas crianças sobre a visita do saci à sua casa:
- “Ele fez bagunça nos brinquedos meus e ele dormiu na minha cama” (Lucas)
- “Ele dormiu na minha cama também. Ele derrubou minha cama, e depois derrubou a coberta. Fez bagunça no carro. Jogou o casaco da minha mãe na minha cadeirinha.” (Luíza)
- “Ele bagunçou meu quarto e da Mariana também. Ele se escondeu no meu caminhão, e eu achei ele.” (Guilherme)
Fotos do Saci na casa de um amigo: ele entrou nas caixas, bagunçou gavetas, deu nós nas meias, etc...

Projeto integrado de áreas: "O PEIXE ARCO-ÍRIS"

Realizamos nesse primeiro bimestre o projeto “O peixe Arco-Íris”. Através da montagem de um aquário e da observação e estudo dos peixes, as crianças tiveram a oportunidade de externar e trabalhar suas emoções com relação a este momento de adaptação e readaptação à escola.
As histórias usadas proporcionaram situações em que os sentimentos relacionados ao “emprestar”, “repartir”, “respeitar a vez do outro”, “estar só” e “conquistar novos amigos” puderam ser abordados e discutidos por elas.
Foi um projeto muito produtivo, pois, além de proporcionar a realização de experiências, observações e coleta de dados que ajudassem a responder as questões iniciais, abriu um espaço para abordar valores que serão enfocados durante o ano todo.
Neste projeto realizamos inúmeras experiências. A que mais motivou e chamou a atenção das crianças foi abrir um peixe para ver como é por dentro, limpá-lo e, depois, assar para saboreá-lo.

Projeto Integrado de Áreas: “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”
Logo que voltamos às aulas, no mês de agosto, iniciamos um novo projeto, intitulado “Brinquedos e brincadeiras”. Pretendíamos, dentre outras coisas, resgatar um pouco da nossa cultura através das brincadeiras folclóricas.
Os depoimentos dos pais e mães acerca das brincadeiras que realizavam quando eram crianças deram subsídios para a elaboração de questões que formaram a nossa REDE.
Várias questões fizeram parte da nossa rede, entre elas:
1- Que brinquedos dá para fazer com papelão?
2- Como era o futebol?
3- Como se joga bolinha de gude e pique-esconde?
4- Os papais também jogavam vídeo game quando eram crianças?
5- Os brinquedos são feitos de quê?
Para respondê-las, passamos a pesquisar sobre o mundo do brincar, buscando informações em livros, perguntando aos pais e, principalmente, brincando, brincando, brincando...
Segue abaixo relatos de crianças sobre o projeto em desenvolvimento:
- “O mais legal é brincar” (Lucas)
- “Eu aprendi a brincar de futebol e bolinha de gude. Futebol é de chutar e bolinha-de-gude é de dar peteleco” (Heitor)
- “Eu estou aprendendo essas coisas de brincar, e que tem brinquedo de plástico, de pano, de madeira, e de outros tipos..., de máquina, de metal...” (Marcos César)
- “Eu estou aprendendo que é bom ter amigo pra brincar. E que minha mãe jogava aquela brincadeira que um segurava o bastão e o outro jogava a bola. E também que dá para construir brinquedo com plástico e com madeira.” (Guilherme)
- “Eu estou aprendendo brincadeiras do papai e da mamãe. Gostei da brincadeira da mamãe da rua, ela brincava na casa da Vó Sônia” (Ana)
- “A minha mãe brincava de casinha, de professora e... não lembro mais. Quando meu pai era criança eu acho que ele tinha bolinha de gude. Eu acho, porque eu não morava ainda, eu ainda não tinha nascido.” (Theodora)
- “Com a minha mãe eu aprendi a pular elástico. Tem que tentar pular em cima do elástico e aí põe de novo no meio; depois estica, depois tenta por no meio de novo, e assim, e assim (mostrou como se fazia), e depois tem que pular no meio de novo. Com o meu pai eu aprendi a fase da canela. É mais difícil.” (João Victor)
Algumas de nossas brincadeiras:
Bolinha de gude:
Pista de corrida – quando trouxemos brinquedos feitos de madeira e pano, inventamos esta pista, pois a maioria havia trazido carrinhos de madeira:
Dominó – peças feitas de madeira:
Confecção com caixas de papelão:
Brincar de amarelinha:
Brincando com “pára-quedas”, confeccionado por nós:
Pular corda:
Lixar madeira para a confecção de brinquedos:


Projeto integrado de áreas: "PROJETO CORPO"
Estar próximo da perfeição não é o nosso objetivo, mas descobrir quão grande são as possibilidades que o nosso corpo nos oferece é o que pretendemos saber.
Indo de encontro aos objetivos e conteúdos da série, necessidades da idade e curiosidade deste grupo de crianças, desenvolvemos mais um Projeto Integrado de Áreas. Neste momento priorizamos desenvolvê-lo com uma participação mais ativa das crianças no levantamento das questões que mais gostariam de saber a respeito do tema.
Nascer, pensar, se alimentar e se movimentar foram as idéias mais levantadas sobre o que as crianças queriam saber sobre o corpo. Fomos juntos procurar respostas para os nossos questionamentos. Neste caminho encontramos muitas novidades e descobrimos grandes possibilidades de busca de informações e coletas de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário